segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

E agora?

Conversando sobre sexo com os pais


Uma coisa totalmente normal, mas que se torna um desafio quando a comunicação entre pais e filhos não é lá muito boa ou os pais se sentem constrangidos em falar sobre o assunto e os filhos também têm vergonha de perguntar... Isso tem que parar!!! 
Informação se encontra em mtos meios, mas nada substitui uma conversa olho no olho com aquelas pessoas que mais te amam. Muitos pais até conversam, mas acabam exagerando e colocando logo em questão que você está proibido de fazer isso como se fosse a pior coisa do mundo. 
O objetivo da conversa é alertar sobre os riscos, mostrar como se previnir, como ocorre uma gravidez, os perigos das DST's, tudo sem exagerar. Isso não é um incentivo. Muitos acham que sim, mas os pais tem que deixar claro que isso é pra tornar o filho mais responsável, para que quando ele tomar a decisão, saberá tomar os cuidados necessários e poderá conversar com eles sempre que quiser. Conquistar a confiança do seu filho é a coisa mais importante. Assim é bem menor o risco dele fazer besteira. 
Mas nem todos os pais são experientes no assunto. Principalmente quando se trata de conversar com a filha. Sabemos que nós mulheres estamos mais sujeitas aos riscos e os cuidados são maiores, então nada como uma consulta a um ginecologista. Este saberá orientar melhor a garota.
Vamos deixar essa vergonha pra lá! Muitas adolescentes aparecem grávidas por falta de comunicação, muitos jovens adquirem DST's também por isso. Não deixe que seu filho aprenda com as consequências. E você, jovem, não tenha medo de perguntar. É bom tirar da cabeça que seus pais vão brigar com você. Saibam que não é cedo para um papo cabeça. A adolescência é fase onde seu filho começa a adquirir responsabilidades e os pais devem saber moldar isso para que ele não aprenda na rua. É muito bom para os pais sentirem que possuem liberdade para conversar com os filhos e é melhor ainda para os filhos que se sentem mais seguros e sentem que podem contar com os pais sempre.


Mariana Pelegrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário